AIAA

AIAA2018-06-18T15:28:04+00:00

O AIAA – ANGES InternationalAgeingAward – é um galardão instituído pela Associação Nacional de Gerontologia Social em 2018. Este prémio tem como objetivo principal reconhecer pessoas e instituições pelas boas práticas em torno das questões do envelhecimento e dos mais velhos.

O prémio será atribuído em cada ano, no ANGEINGCONGRESS ®, de acordo com a decisão do Conselho Consultivo da ANGES.

O galardão distinguirá uma personalidade, de reconhecido mérito, pelo contributo que tenha dado para o desenvolvimento da sociedade, sobretudo no que à temática do envelhecimento e da qualidade de vida dos mais velhos diz respeito.

Será também atribuído a uma instituição que se dedique a cuidar de pessoas mais velhas ou a intervir na dimensão do desenvolvimento humano.

A forma do galardão, criada por Ricardo Pocinho e João Carlos Correia, representa através de um V invertido os 3 A (ANGES, Ageing e Award), o I (International) aparece pela junção de tal letra invertida com o globo que tem aqui o duplo papel de acento do I e de representar a dimensão global do prémio.

A ANG- Associação Nacional de Gerontólogos, (angerontologos.pt),  foi distinguida em 2018, ficando desde esta data incumbida de a cada ano propor para distinção um profissional da área da Gerontologia.

Nesta primeira edição foi ainda distinguida a Associação Palhaços d’ Opital (palhacosdopital.pt), Associação Cultural sem Fins Lucrativos, que está a implementar um programa de intervenção dentro dos nossos hospitais parceiros: Centro Hospitalar Baixo-Vouga, Aveiro, Hospital Distrital da Figueira da Foz e no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, que visa assim desenvolver visitas dos nossos Doutores Palhaços, profissionais e com formação específica nesta área, levando alegria, os afetos e boa disposição com foco nos Seniores.

Houve também uma menção honrosa a título póstumo ao Dr. Antonio Arnaut, falecido a 21 de maio de 2018, como agradecimento pela criação do Serviço Nacional de Saúde, pois é a este que se deve o aumento da esperança media de vida.

Em 2018, foram ainda agraciadas com o galardão todas as pessoas que contribuíram de forma decisiva para o sucesso do evento.