ANGES

ANGES2018-12-03T15:43:02+00:00
APRESENTAÇÃO

A ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social foi fundada a 30 de Julho de 2012, na cidade de Coimbra, com o escopo de intervir nos planos da Gerontologia Social, constituindo um marco diferencial no campo desta ciência.

Percebendo o emergente fenómeno do envelhecimento da população portuguesa, há que garantir a preparação técnica e científica do País, para que cabalmente se possa enfrentar o hercúleo desafio de garantir a qualidade de vida aos idosos.

A ANGES é, assim, uma associação, sem fins lucrativos, cujo objetivo é a promoção de um envelhecimento ativo e bem-sucedido, nas suas mais diversas formas.

Esta associação tem como pilar o absoluto respeito pela pessoa idosa, porpugnando um envelhecimento com qualidade.

Não queiramos apenas “acrescentar anos à vida. Acrescentemos sim vida aos anos.”

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

A ANGES, tem como fim colaborar com os poderes públicos e privados nos planos de intervenção relacionados com a Gerontologia Social, Criar órgãos (departamentos ou unidades de investigação) específicos para cada especialidade da Gerontologia, divulgar e promover o cuidar holístico do idoso, contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais desenvolvendo ações de formação na área. Contribuir para o desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade das respetivas respostas sociais. Intervir juntos dos mais velhos no sentido de promover a sua qualidade de vida, respeitando as suas especificidades e idiossincrasias, necessidades e exigências.

Ser uma Associação de referência e excelência na área da Gerontologia em Portugal, reconhecida pelos serviços de Formação e Investigação que vá de encontro às necessidades sentidas pela população. Ser uma Associação fortemente implicada com os agentes sociais e reconhecida como parceiro fundamental para o desenvolvimento da Sociedade.

Inovação, cooperação e profissionalismo. O nosso propósito é intervimos de forma empreendedora, implementando respostas adaptadas às necessidades identificadas. Valorizamos o desenvolvimento de parcerias, pois acreditamos que juntos fazemos mais e melhor, apostando na atualização constante das estratégias e práticas de atuação, tendo por base uma equipa motivada e com sólidos conhecimentos e experiencia profissional na área em que cada um atua.

CORPOS SOCIAIS
DIREÇÃO
RICARDO POCINHO
RICARDO POCINHOPresidente
ANA CRUZ
ANA CRUZVice-Presidente
BÁRBARA CRUZ
BÁRBARA CRUZVice-Presidente
PEDRO CARRANA
PEDRO CARRANATesoureiro
SORAIA FERREIRA
SORAIA FERREIRASecretária

RICARDO POCINHO

Nasceu em Soure em 1974, é casado e pai de dois filhos, Licenciado em Direito, Doutorado em Processos de Formação pela Universidade de Salamanca e em Psicogerontologia pela Universidade de Valencia, concluiu em 2014 um Pós – Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Educação Permanente e Formação de Adultos pela Universidade de Coimbra, Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, da Universidade Lusófona e colaborador do INTERTECH – Interdisciplinary Modelling Group, Universidade Politécnica de Valencia e do LIPIS – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Presidente da Associação Nacional de Gerontologia Social. Professor colaborador do programa de doutoramento Formação na Sociedade do Conhecimento, na Universidade de Salamanca. Escreve, investiga e coordena projetos sobre educação, sociedade e envelhecimento. Foi até dezembro de 2016, Secretário da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, onde coordenou a Pós – Graduação em Envelhecimento Ativo e Saudável. Desde Janeiro de 2017 é Assessor Especializado para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Administração Regional de Saúde do Centro. È coordenador e leciona em várias Pós-graduações ligadas ao envelhecimento e ao terceiro setor.

ANA CRISTINA CRUZ

Educadora social – Fundação ADFP, Miranda do Corvo (Portugal) desde o ano de 200ª até ao presente. Responsável pela coordenação da Universidade Sénior da Fundação ADFP Licenciada em Ciências Sociais com o minor em Psicologia Social pela Universidade Aberta, mestre em Educação de Adultos – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra, Coimbra, Estudante de doutoramento em Psicogerontologia na Universidade de Valência.

BÁRBARA CRUZ

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses desde 2016. Concluiu em Outubro 2014 o Mestrado em Psicologia Clínica, vertente Cognitivo-Comportamental nas Perturbações Psicológicas e Saúde no Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra Realizou o estágio profissional em Psicologia Clínica na Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha, com intervenção na área da Psicogerontologia. Revela interesse pela área da Gestão de Lares concluindo em Fevereiro de 2016 formação profissional nesse âmbito; Completou a Pós-Graduação em Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos em Abril de 2017; Realizou a Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto CRIAP em Coimbra. Desenvolve atualmente funções de Direção Técnica de três Respostas Sociais dirigidas à Terceira Idade (ERPI, SAD e CD) da Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha desde Maio de 2016. Exerce funções na área da Gestão de Recursos Humanos, nomeadamente no que refere ao processo de recrutamento e seleção, coordenação e supervisão de pessoal, e formação; Na área da Gestão de Utentes, através do planeamento e coordenação das atividades sociais, culturais e ocupacionais dos utentes. Tem especial interesse pela investigação científica, nomeadamente na área da gerontologia, participando em diversas conferências e formações. Integrou na organização de várias conferências e seminários no âmbito do Envelhecimento, tais como, “I e II Jornada de Envelhecimento e Saúde Mental” em 2015 e 2016, “Dia do Cuidador” em 2015 e promove formação interna na Instituição onde exerce funções. Realizou voluntariado durante dois anos na Liga Portuguesa Contra o Cancro, colaborando no projeto Des.Liga; e na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra.

PEDRO CARRANA

Doutorado em Saúde , Higiene e Segurança no Trabalho. Professor do Ensino Superior (ISEC/IPC e ESTeSC/IPC). Gestor da Qualidade ISEC/IPC. Consultor em Saúde e Segurança no Trabalho, Gestão da Qualidade; Gestão Ambiental; Responsabilidade Social e Bem-Estar Organizacional. Medalha de Ouro de Mérito Profissional das Relações Industriais e Ciências do Trabalho, atribuído pelo Consejo General de Titulados Superiores en Relaciones Industriales y Licenciados en Ciencias del Trabajo de Espanha. Menção Honrosa nos Prémios Nacionales e Internacionales de Prevención – PREVER 2015

SORAIA FERREIRA

25 anos, nascida em Arada, licenciada em Gerontologia Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra, Pós graduada em Gerontologia e Geriatria e em Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos. De 2013 a 2015 trabalhou como ajudante de ação direta, atualmente exerce funções de Gerontologa Social.
Apresentação da comunicação em poster “Cuidadores formais (re) PENSAR nos nossos heróis” no 4º Congresso Nacional Conversas de Psicologia & 3º Conferencia Internacional de Envelhecimento Ativo, “Construir o Futuro” no III Congresso Internacional de Gerontologia Social – Envelhecer a Amar e a Trabalhar, “Projeto Aprontarte” no II Congresso Internacional de Gerontologia Social – Envelhecer em tempos de crise: respostas sociais, “EmVelhoSer” no I Congresso Internacional de Gerontologia Social – Transição para a Reforma/Aposentação. Autora do capítulo “EmVelhoSer” no livro “Transição para a Reforma/Aposentação Contributos para a adaptação.

CONSELHO FISCAL
ANDREIA ANDRADE
ANDREIA ANDRADEPresidente
JOÃO CORREIA
JOÃO CORREIAVogal
ALIDA NEVES
ALIDA NEVES Vogal

ANDREIA ANDRADE

Licenciada em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem Dr .Ângelo da Fonseca, exerce funções como Enfermeira no serviço de Radioterapia/Medicina do IPOCFG. Pós-graduada em Cuidados Paliativos pela Escola Superior de Saúde de Leiria, Mestre em Enfermagem de Saúde do Idoso e Geriatria pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Mestranda em Cuidados Paliativos na Universidade Católica Portuguesa. Formadora nas áreas de Cuidados Paliativos e Geriatria, tem como áreas preferenciais de investigação: cuidados paliativos geriátricos, cuidados de saúde em fim de vida, cuidados paliativos domiciliários, comunicação com utentes/família e qualidade de vida e conforto dos utentes/famílias.

JOÃO CORREIA

Licenciado em Engenharia Informática, pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e Pós-graduado em Organização e Gestão da Formação pela TwoFold. Exerce atualmente funções como Formador na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, na qualificação de Pessoas com deficiência e outras incapacidades. Possui igualmente competências em desenvolvimento  web, gestão de redes sociais e marketing digital.

ALIDA LOPES

Licenciada em Direito pela Universidade Internacional da Figueira da Foz. Curso de Formação de Direito do Consumo, na Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). Curso de Pós-Graduação em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente, na Faculdade de Direito de Coimbra. Curso de Formação em Notariado, no Instituto Superior Bissaya-Barreto. Jurista na Direção Regional de Educação do Centro. Finalista Do Curso de Licenciatura em Gerontologia Social, na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC).

ASSEMBLEIA GERAL
BRUNO TRINDADE
BRUNO TRINDADEPresidente
ANA LEONARDO
ANA LEONARDOPrimeiro Secretário
JOANA COSTA
JOANA COSTASegundo Secretário

BRUNO TRINDADE

Frequência do programa de Doutoramento em Ciência Sociais e Educativas; Formación en la Sociedad del Conocimiento –“A importância da Animação Sociocultural em contexto educativo” – Universidade de Salamanca; Mestrado em Animação Artística – IPCB, Escola Superior Educação, Tese de Mestrado: estudo de caso – “Animação em contexto escolar no 1º Ciclo”; Licenciatura em Animação Cultural | Sociocultural – IPCB, Escola Superior de Educação;  Pós Graduação em Animação Artística – IPCB, Escola Superior Educação;  Pós Graduação em Gerontologia Social – IPCB, Escola Superior Educação;  Certificado de Aptidão Profissional – CAP Instituto de Emprego e Formação Profissional.  Experiência Profissional:  Técnico Superior Animação Sociocultural no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares; Técnico Superior de Mediação Sociocultural no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares; Professor Assistente Convidado no IPCB. Escola Superior Educação; Técnico Superior Animação Sociocultural na área da 3ª Idade.

ANA LEONARDO

Licenciada em Gerontologia Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Frequentou diversos cursos na área do envelhecimento, nomeadamente o Curso “Pós Graduado sobre Envelhecimento”, Curso “Envelhecer a trabalhar activamente” e o Curso de formação profissional “Psicologia do Luto” – Lidar com situações delicadas. Actualmente colabora com o Município de Penacova como Gerontóloga no âmbito de um protocolo entre o município e o Centro de Bem-Estar Social da Freguesia de Figueira de Lorvão.

JOANA COSTA

Licenciada em Gerontologia Social na Escola Superior de Educação de Coimbra em 2014. No Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, em 2016, concluiu o curso de Pós-Graduação em Gestão do Envelhecimento e Administração Social. Em 2017, realizou a Pós-Graduação em Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos pela Associação Portuguesa Conversas de Psicologia. Entre agosto de 2016 e julho de 2017 exerceu funções de Gerontóloga e Animadora Sociocultural na CELIUM – Instituição Particular de Solidariedade Social.

ANGES AÇORES
TÉRCIA ROCHA
TÉRCIA ROCHACoordenador Regional

Tércia Rocha, 27 anos, nascida na Ilha Terceira, no concelho Angra do Heroísmo, licenciada em Gerontologia Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra e pós-graduada em Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos, pelo CRIAP e A.P.C.D.P.. Em 2013, no âmbito do programa Estagiar L, desempenhou funções como Gerontóloga Social no Centro de Fisioterapia de Angra do Heroísmo, no projeto “Centro de Atividades para Idosos – CAI”. No mesmo ano, colaborou ainda no capítulo “O papel do Gerontólogo na Economia Social” do livro “Envelhecimento e Economia Social – perspetivas atuais”. Em 2015, ao serviço da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, onde ainda hoje exerce funções de Gerontóloga Social, criou o programa “Haja Saúde”, sendo a coordenadora do mesmo na Unidade de Desporto e Promoção da Qualidade de Vida. Na mesma entidade, organiza e coordena eventos e atividades promotoras da saúde, como dias comemorativos, feiras da saúde, seminários, entre outros. Sendo uma das criadoras do projeto “Ativ’Idade”, atualmente desenvolve um estudo de “Prevenção de Quedas na 3ª Idade”, junto da população sénior do concelho de Angra do Heroísmo.

ANGES MADEIRA
EDUARDO SILVA
EDUARDO SILVACoordenador Regional

Eduardo Silva, 39 anos, nasceu na Ilha da Madeira, natural do Concelho de Porto Moniz, possui Mestrado Internacional e Interuniversitário em Gerontologia, especialidade em Gerontologia Social, pela Universidade da Madeira em coordenação conjunta com a Universidade de coruña, Universidade de Santiago de Compostela, Universidade dos Açores e Universidade de Gran Canária, concluído em 14 de novembro de 2012. Desempenhou funções como Técnico Superior no Serviço de Saúde da RAM (SESARAM, E.P.E.) no Hospital Central do Funchal (HCF) entre 2010 e 2018, integrado no Serviço/Núcleo de Gestão de Doentes e Estatística, com diversas áreas e projetos a seu cargo. Atualmente exerce funções como Técnico Superior (Gerontólogo Social) no Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM, encontrando-se integrado no Departamento de Apoio à Pessoa Idosa, com funções de Apoio Técnico à Direção do Estabelecimento Bela Vista (EBV) – Valência Lar e Centro de Dia. Nesta Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) é responsável por coordenar o modelo de Avaliação e Intervenção Biopsicossocial da Pessoa Idosa. Frequentou várias conferências, congressos e palestras e foi preletor em diversas ações de sensibilização, sessões, e ações de formação sobre o idoso, o envelhecimento e a intervenção gerontológica. Colaborou e colabora com a comunicação social local com artigos de opinião e crónicas sobre o envelhecimento.

CONSELHO CONSULTIVO
TIAGO ABALROADO
VÂNIA BELIZ

ANA PEREIRA

Doutorada em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Licenciada em Educação Física pela mesma instituição. Integra o Grupo de Trabalho sobre Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida do IN2SET. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal. Publicou 29 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros publicados. Possui 35 itens de produção técnica. Participou em 8 eventos no estrangeiro. Recebeu 2 prémios.

CARLA FLORISA LOPES

Licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, atual Instituto Superior Miguel Torga (1997), com especialização no Ramo de Justiça e Reinserção. Entre 2016 e 2017 coordenou o um Projeto destinado a idosos carenciados e isolados, promovido por uma ONGD de Coimbra. Foi Secretária Geral de uma IPSS, de 2005 a 2016. Entre 2001 e 2005 desempenhou funções de Secretária Geral Adjunta de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de Responsável de um Centro de Acolhimento destinado a indivíduos em situação de sem abrigo, bem como de Supervisora de diversos Projetos e Respostas Sociais na área da toxicodependência e das crianças e jovens em risco. Desempenhou funções de Técnica Superior de Serviço Social em projetos ligados à área da toxicodependência (1998 e 2000).

CARLA RIBEIRINHO

Licenciada, mestre e doutora em Serviço Social; Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa;

Formadora, consultora e supervisora profissional na área do Serviço Social e da Gerontologia Social

CLÁUDIA AZEVEDO

É gerontóloga, cujos interesses de investigação focam-se, essencialmente, em duas grandes áreas: o envelhecimento, estudado desde a perspetiva do curso de vida, e as relações intergeracionais. Os principais tópicos de investigação incluem: compreender quais são as dimensões nucleares para a sustentabilidade dos programas intergeracionais; usar metodologias qualitativas e/ou etnográficas para progredir na investigação no campo intergeracional português; mapear as práticas intergeracionais, nos vários contextos, em Portugal; promover estratégias intergeracionais para um melhor planeamento das cidades; explorar as dinâmicas associadas aos cuidados continuados nos PALOPs. Para exemplos concretos, por favor, veja as minhas publicações. É investigadora no Oxford Institute of Population Ageing, integrando o grupo de investigação LARNA (Latin American Research Network on Ageing). foi bolseira na James Martin Visiting Fellow at the Oxford Institute of Population Ageing durante os anos letivos 2013-14 and 2014-15. Doutoramento em Gerontologia & Geriatria pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto. Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, pela Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Porto. Licenciatura, Educação Social, pela Escola Superior de Educação, Universidade do Porto.

FRANCISCO MELO

Licenciado em Educação – Ramo Gestão da Formação e Recursos Humanos, pela Universidade do Minho. Pós-Graduado em Sociologia das Organizações e do Trabalho, pela Universidade do Minho. Pós-Graduado em Gestão pela Universidade do Minho. Diretor Geral da ATC. Auditor da Qualidade desde 2008 na APCER. Consultor da Qualidade em várias organizações sociais e nos Projetos Equal, Q3, FAS, SIQ. Experiência na docência: Universidade de Psicologia do Porto, CIOR, Escola Superior e Tecnologia de Lamego, ISLA Santarém, Escola de Negócios das Beiras, REAPN. Formador em áreas do SGQ como: Qualidade, Auditorias, Gestão de Recursos Humanos.Auditor, Consultor e Gestor de Qualidade.

HÉLDER FERNANDES

Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança. Licenciado em Enfermagem, Mestre em Psicologia do Idoso, Doutorado em Gerontologia

(1)Principais Artigos publicados: Fernandes, Hélder; Martin, Ignácio. Grupos de Utilização de Recursos. Geriatria & Gerontologia, v. 7, n. 1, p. 68-75, 2013. (2) Fernandes, Ana; Fernandes, Hélder; Teixeira, Diana; Ferreira, Helena; Marques, Inês; Pereira, Sónia. Estimulação da cognição em idosos residentes num Lar de Idosos. Revista Transdisciplinar de Gerontologia, n. 1, p. 81-90, 2010. (3) Fernandes, Hélder; Neto, Félix. Adaptação portuguesa da escala de solidão social e emocional (SELSA-S). Psicologia Educação Cultura, n. 1, p. 7-31, 2009.

JOANA BRINCA

Doutorada em Ciências Sociais na especialidade de Serviço Social, Curso de Pós Graduação: Gestão de Equipas de Cuidadores de idosos, Mestre em Serviço Social, Licenciatura em Serviço Social

Docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego – Autora do Livro – Brinca, J. (2018).“O Serviço Social nas equipas de rua: Modelo(s) de Prática(s)”. Coleção “Intervenção” (1). Ed. Edições Esgotadas. 257 pág. ISBN: 978-989-8911-06-3

LIA SOUSA

Doutora em Ciências de Enfermagem, com Doutoramento com Menção Europeia, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto. Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. Professora Adjunta, Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, Instituto Politécnico de Saúde do Norte e Investigadora do grupo CINTESIS – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Vogal da Direção da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. Coordenadora da Comissão Editorial da Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

Exerceu funções como Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria no Serviço de Neurologia, do Centro Hospitalar de São João, Porto. Exerceu funções como Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Áreas de investigação principais: défices cognitivos, demências, cuidadores familiares, literacia em saúde mental.

Autora de publicações científicas nacionais e internacionais.

MAFALDA PÓVOA

Natural de Fronteira, Portalegre, é Técnica Superior Coordenadora da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e Centro de Dia na Santa Casa da Misericórdia do Crato, desde 2006. Pós – graduada em Gerontologia Social pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa, licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Beja, é detentora de formação em Auditorias Internas da Qualidade em Lares de Idosos. Atualmente encontra-se a frequentar a Pós-Graduação em Liderança e Motivação de Equipas de Cuidadores.

MÁRCIA AMORIM

Licenciada e Pós-Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga; a concluir Pós-Graduação em Gestão de Instituições e Associações de Economia Social, pelo CRIAP. Directora de Serviços desde 2010 do Centro Paroquial e Social de S. João Baptista de Bico, com as respostas sociais de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio. Experiência profissional na área do RSI, Coordenação de RLIS e Casas de Acolhimento (Crianças e Jovens). Pós Graduada em Aperfeiçoamento do Processo de Luto: Abordagem Integrativa pela Faculdade de Medicina de Lisboa – Universidade de Lisboa; Conselheira de Luto formada pela SPEIL – Sociedade Portuguesa de Estudo e Intervenção do Luto e Espaço do Luto. Conselheira de Luto individual e de grupos terapêuticos, formadora e docente em Pós-Graduações na área do luto parental, neo e perinatal, na infância, na terceira idade, nos profissionais, por suicídio e prevenção de suicídio, cuidados paliativos e cuidados paliativos pediátricos.

MARIA MIGUEL BARBOSA

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade da Beira Interior), Pós-Graduada em Neuropsicologia Clínica (DGERT), Pós-Graduada em Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos  (DGERT).

Formadora (DGERT),  facilitadora de sessões de riso (The Doctor Kataria School of Laughter Yoga), consultora de comunicação em empresas na área da saúde e do atendimento ao público. Investigadora e colaboradora em diversos projetos na área do envelhecimento, Practitioner em Programação Neuro Linguística (International Trainers Academy) e Coach de desenvolvimento pessoal (European Association of Peak Performance Trainers).

MÓNICA SOUSA

Doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro com Distinção e Louvor. Mestrado Integrado em Psicologia Clínica na Universidade de Coimbra. Pós- graduada em Psicoterapia Dinâmica Integrada e em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica Clínica. Membro Efetivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o título de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.

Membro do Group Cognitive Decline of Action Group 3 – European Innovation Partnership On Active And Healthy Ageing (EIP-AHA). Criadora, fundadora e responsável pelo PAPI – Programa de Apoio Psicológico no Idoso®. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, dois projetos como Good Practices da União Europeia, possui várias comunicações orais, é membro do conselho editorial de seis revistas científicas e recebeu um  prémio de investigação.

PEDRO BELO

Nasceu na cidade de Castelo Branco em 1980. Licenciado em Psicologia, ramo de Orientação Escolar e Profissional, pela Universidade de Coimbra; e Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade de Coimbra. Atualmente é aluno de doutoramento de Psicogerontologia na Universidade de Valência, Espanha. Foi bolseiro de investigação na Universidade de Coimbra e no Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeS); e bolseiro de gestão de ciência e tecnologia no Instituto Politécnico de Setúbal. Foi membro de vários projetos de investigação e atualmente investiga na área da psicogerontologia. É Psicólogo numa Unidade de Cuidados Continuados em Coimbra.

RICARDO CRISPIM

Nasceu em Leiria em 1996, é duplamente licenciado: em Educação Social (2009) e posteriormente em Serviço Social (2017). Aprofundou os seus estudos iniciais na área da gerontoeducação. Mestrou-se em 2011 em Ciências da Educação – Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário com a tese «Técnico Superior de Educação Social (TSES), um moderador de pessoas e redes. O perfil do TSES na promoção da re-ligação entre o idoso institucionalizado em estruturas residenciais e as redes sociais». Atualmente frequenta mestrado em Serviço Social na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Ingressou em 2009 no Lar Nossa Senhora da Encarnação (Santa Casa da Misericórdia de Leiria) enquanto Técnico Superior de Educação Social nas respostas sociais dedicadas à população sénior institucionalizada. Atualmente, a par da sua atividade enquanto gestor e monitor de dois projetos socioeducativos (um de caráter intergeracional e outro de índole comunitário) nesta resposta social, assumiu, na mesma instituição, funções de Técnico Superior de Serviço Social na resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário e de Cantinas Sociais, bem como em projetos na área da Formação Profissional para Adultos e, do Apoio Alimentar – Cabazes Alimentares (ao abrigo do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais carenciadas). Em paralelo a estas funções, cria materiais didáticos para a população sénior.

Tem experiência na área da formação, designadamente na formação contínua e de atualização. Em 2014 co-fundou a Associação PORMaior – Técnicos em Rede pelo Bem-Estar Sénior.

Desde 2012 apresenta-se junto do público como conferencista em vários eventos de carácter técnico e científico relacionados com as temáticas socioeducativas para e com a envelhescência.

Desde o último trimestre de 2017, movido pela importância da partilha, criou a sua página profissional na plataforma Facebook intitulada «TÉCNICO SOCIAL RICARDO CRISPIM» e o site:rmscrispim.wixsite.com/ricardocrispim

RÚBEN AMORIM

Licenciado em Educação Social e Mestre em Empreendedorismo e Criação de Empresas. Técnico Superior de Educação Social e – Diretor Técnico de uma ERPI.
Diretor da 4Sénior e Coordenador da Revista 4Sénior. Formador nas áreas da educação social, envelhecimento e empreendedorismo.

SARA ALVARINHAS

Sara Alvarinhas, Psicóloga Clínica, licenciada pela Universidade de Coimbra. Pós Graduada em Geriatria e Gerontologia pela Universidade de Aveiro. Integra a Equipa de Investigadores do PT100 – Centenários da Beira Interior. Colabora em vários estudos associados ao Envelhecimento em parceria com a Universidade da Beira Interior.

Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses onde colabora também como Orientadora de Estágios. Para além de Psicóloga clínica,  exerce também como Directora Técnica numa Unidade Sénior e de Cuidados Continuados, é formadora na área da Psicologia, Saúde Mental, Envelhecimento,  Desenvolvimento Pessoal e Parentalidade Consciente.

SILVIA MACHADO

Com apenas 37 anos, a nível do percurso académico, é licenciada em Sociologia; com Especialização em Gestão de IPSS’s; Especialização em Engenharia da Qualidade, Pós-graduação em Gestão das Organizações da Economia Social (Universidade Católica do Porto). Frequentou, com sucesso, o 1º ano curricular do doutoramento em Serviço Social no ISCTE, entre tantas outras Especializações.

Desde 2010 que tem experiência na docência no Ensino Superior. Foi docente em diversas unidades curriculares na Licenciatura em Serviço Social, tendo orientado centenas de alunos em estágio curricular nas organizações sociais, coordenadora e fundadora da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade no III Setor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Pólo do Instituto Politécnico de Viseu. Foi membro do projeto transfronteiriço Coopera+, promovido pela Universidade Católica de Braga. É docente convidada do Instituto Miguel Torga na Pós-Graduação “Gestão Global e Prática de Organizações Sociais”, assim como na Pós-Graduação “Psicomotricidade em Geriatria e Saúde Mental” promovida pela Associação Nacional de Psicomotricidade em parceria com a Replicar Socialform, assim como lecionou nas sete edições da Pós-Graduação em Liderança e Motivação de Equipas de Cuidadores promovida pela ANGES.

A nível do percurso profissional, exerceu até recentemente o cargo de diretora geral/responsável dos recursos humanos, gestora da qualidade, direção técnica da creche numa Santa Casa com cerca de 160 colaboradores com serviços na área sénior, infantil, juvenil, deficiência, saúde e intervenção na comunidade, tendo certificado a Santa Casa pela NP EN ISO 9001 em apenas 1 ano. Obrigada a mudar de distrito por questões familiares, abraçou um novo desafio na gestão de uma unidade de saúde na área das dependências paralelamente à gestão da qualidade interna de várias IPSS.

Integrou diversos projetos de âmbito nacional como o PRIO, Q3, Projeto Arquimedes, Q+ em Rede em várias edições, entre outros.

É oradora em diversos seminários/congressos acerca da gestão das organizações sociais bem como sistemas de gestão da qualidade.

Mantém a sua atividade como formadora e consultora em Sistemas de Gestão da Qualidade nas Organizações Sociais em diversos projetos a nível nacional, tendo sido consultora responsável na área da Gestão da Qualidade (com mais de 25h) em mais de 170 organizações sociais. Acompanha, na qualidade de consultora, várias organizações sociais na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.

TERESA SOUSA

Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra. Pós-Graduada em Intervenção do Serviço Social em contexto de Saúde, Pós-Graduanda em Gestão de Instituições e Associações de Economia Social. Gestora de Projectos. Na área do envelhecimento activo, é responsável pela organização de actividades para pessoas de mais idade. Coordena o Projecto  intergeracional “Lado a Lado” que combate o isolamento social. Coordena o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes; Equipa de Intervenção Directa de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo. Mentora de Projectos “Falares Sem Limites – sessão de grupo aberto”, “Escova Solidária” – cabeleireiro social. Tem organizado e co-organizado acções de formação e de sensibilização nas áreas da imigração e exclusão social. Organizou os seminários: “Patologia Dual e situação de exclusão social”, “Combater o estigma, direito a ser tratado”, no âmbito do VI Congressso Internacional de Patologia Dual e Adictiva. É Secretária da Associação Nacional do Doente Adicto e Dual. Co-publicou o Relatório de Diagnóstico Participativo da População Sem-Abrigo da Cidade de Coimbra, em 2009.

TIAGO ABALROADO

Doutorado em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial pelo ISCTE-IUL, Pós-Graduado em Gestão – Marketing pela Universidade de Évora e Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Católica Lisbon School of Business & Economics. É presidente da Direção da Unitate – Associação de Desenvolvimento da Economia Social (2013 – presente) e da UDIPSS-Évora – União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Évora (2015 – presente). Exerce ainda funções de Vogal do Conselho Executivo da Cáritas Arquidiocesana de Évora (2016 – presente). Foi Coordenador Técnico do Programa “Gerar Evolução” – CLDS 3G – Redondo (2015-2016) e Secretário-geral da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (2012-2015). É formador, consultor e membro da Ordem dos Economistas, da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) e da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing. No campo da investigação publicou recentemente a sua tese de Doutoramento intitulada “A Criação de Valor na Gestão Estratégica das Instituições Sociais da Igreja em Portugal”.

VÂNIA BELIZ

Nasceu em Lisboa, em 1978, e viveu no Algarve onde, em 2005, se licenciou em Psicóloga Clinica e da Saúde. Mestre em Sexologia e doutoranda em Estudos da Criança na especialidade de Saúde Infantil, na Universidade do Minho. Apresentou durante 3 anos, no programa Curto-Circuito, da Sic Radical, uma rubrica para jovens sobre sexualidade.

Na imprensa colabora com várias revistas e programas de televisão. Participa em vários projetos na área da educação sexual como são exemplo os projetos no âmbito dos Programas de Educação para a Saúde, (PES) e o Projeto de Educação Sexual “A viagem de Peludim”.

Consultora da CONTROL PORTUGAL e responsável pelo projeto nacional ControlTalk, serviço de esclarecimento através do whatsapp.

Autora do livro “Ponto Quê?” sobre a sexualidade feminina, co-autora de “A Viagem de Peludim”, obra dirigida às crianças e educadores e agora de Chamar as coisas pelos nomes dirigido às famílias sobre como e quando falar sobre sexualidade.

Participa com frequência como oradora em vários eventos científicos, tendo inúmeras comunicações públicas em áreas como: Sexualidade Feminina, Sexualidade e Envelhecimento, Sexualidade na Deficiência, ou Educação Sexual.