DANÇA SENIOR

DANÇA SENIOR2018-09-13T18:26:34+00:00
ENQUADRAMENTO

Este curso surge, pela necessidade de formar profissionais que trabalham com idosos, para que posam extrair o máximo proveito das atividades de dança.

Enquanto atividade constitui-se como uma das mais interessantes ferramentas para a promoção do bem-estar físico, psíquico e social na terceira idade.

Alia a música à atividade física, é um dos exercícios mais completos, enquanto dançamos a mente encontra-se ocupada não havendo espaço para pensamentos e sentimentos negativos, sendo mais fácil ultrapassar as limitações e adversidades.

Através do movimento na dança o idoso poderá adquirir muitas aprendizagens, estimular a memória auditiva, corporal, sensorial e espacial.

Tem efeito positivo na coordenação motora, lateralidade, flexibilidade e equilíbrio.

Estimula a memória e a expressão de sentimentos, facilita a integração social, a criatividade, a postura e a respiração, conduz a melhorias cognitivas, facilita a comunicação verbal e não-verbal.

Amplifica a auto estima, resgata memórias, lembranças, sentimentos e acima de tudo proporciona momentos de bem-estar psicoafectivo, diversão e prazer.

Ao dançar o idoso está a fazer exercício de forma mais descontraída, ao ouvir a música e mover-se envolve processos cognitivos, emocionais e motores. As atividades de dança produzem efeitos salutares tanto de relaxamento como de estímulo.

“Quem dança é muito mais feliz!”. Lídia de Alfaia Rolim

Profissionais que trabalhem com idosos, ainda que não sejam detentores de habilitação superior, desde que o seu percurso profissional o fundamente. Alunos de cursos superiores que habilitem para o trabalho em organizações sociais.

OBJETIVOS GERAIS

Dotar os participantes de conhecimentos para desenvolverem actividades de dança com seniores.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER NOS FORMANDOS

– Conhecer e compreender os benefícios das actividades da dança com seniores

– Saber quais as músicas e materiais a utilizar

– Aprender a realizar vários planos de sessão e coloca-los em prática de forma a alcançar os objectivos pretendidos com cada grupo

O curso tem a duração de 8 horas e ocorrerá num único dia,  funcionará, desde que hajam 15 formandos.

O curso tem um custo de 50 euros, pagos de uma vez só no acto de formalização da inscrição. Os sócios da ANGES beneficiam de um desconto de 10%

O curso será avaliado em sala, através de actividade definida pelo formador.

A presença no mínimo de 90% das horas leccionadas,  dará direito a emissão de um diploma pela ANGES -Associação Nacional de Gerontologia Social, e de um certificado com 8 horas de formação profissional carregada na plataforma SIGO – Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, através da Turisforma – Formação e Consultadoria.

PLANO CURRICULAR

– Apresentação através da dinâmica com dança

– Importância da dança para pessoas de idade

– Conhecer e compreender os benefícios da dança ao longo da vida

– Estilos de música e materiais a utilizar e como utilizar

– Visualização e debate de estudo de caso

– Orientação de uma atividade a pares, discussão e partilha de experiencias

– Exercícios práticos de sessão com Séniores

• Dança pelo movimento: livre e criativa
  • Dança social: integração
  • Dança tradicional/Popular: memórias
  • Dança técnica: novas aprendizagens

FORMADORA

LÍDIA ROLIM

Licenciada em Animação Sócio Educativa desde 2008, pela Escola Superior de Coimbra, Pós-Graduada em Educação e Protecção de Crianças e Jovens em Risco em 2015 pela Escola Superior de Educação de Portalegre, e em  Liderança e Motivação de Equipas de Cuidadores em 2018 pela ANGES  – Associação Nacional de Gerontologia Social. Frequentou curso de Dança Sénior. Trabalha desde 2009 na Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão implementando junto dos utentes o programa de actividades de dança. Professora de dança desde 2010 na Escola Silvina Candeias em Portalegre, Ponte de Sôr e Alpalhão.

INSCRIÇOES

Este curso não tem neste momento datas e locais agendados, se desejar receber informações, faça a sua pré-inscrição,  enviando um email para info@associacaoanges.pt, indicando o seu nome, número de telemóvel e endereço de correio eletrónico. No assunto mencione DANCA SÉNIOR.

Ao enviar este email, nos termos da legislação em vigor sobre proteção de dados, expressa o seu consentimento para que a ANGES e parceiros envolvidos neste projeto utilizem os seus dados para contactos futuros.