CURSO "AVALIAR E GERIR DESEMPENHO: MISSÃO POSSIVEL"

desempenho2018-09-13T18:27:31+00:00
ENQUADRAMENTO

A avaliação do desempenho é um instrumento de apoio à gestão e um factor de mobilização em torno da missão das organizações sociais e por isso deve ser visto
como um estímulo ao desenvolvimento das pessoas e à melhoria da qualidade dos serviços.

Todos aqueles que pretendem desenvolver e treinar as suas competências no desenvolvimento e implementação de um sistema de avaliação e gestão de desempenho.

OBJETIVOS GERAIS

Dotar os participantes de conhecimentos e de competências que permitam implementar e acompanhar um sistema de avaliação de desempenho.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER NOS FORMANDOS

– Desenvolver uma cultura de gestão orientada para resultados com base em objectivos previamente estabelecidos;
– Mobilizar os trabalhadores em torno da missão essencial da organização, orientando a sua actividade em função de objectivos claros e critérios de avaliação transparentes;
– Reconhecer o mérito, assegurando a diferenciação e valorização dos diversos de níveis de desempenho;
– Promover a comunicação eficaz entre hierarquias, estabelecendo como instrumentos essenciais no processo de avaliação do desempenho a entrevista anual e a autoavaliação;

-Fomentar o desenvolvimento profissional dos colaboradores, através da identificação de necessidades de formação, a considerar necessariamente na elaboração dos planos de formação das organizações sociais.

O curso tem a duração de 16 horas e ocorrerá em dois sábados, funcionará, desde que hajam 15 formandos. Recorrer-se-á a uma metodologia andragógica, com uma componente essencialmente prática (destaca-se o privilégio das metodologias não-directivas, nomeadamente, métodos activos), tendo em conta os interesses e conhecimentos dos formandos, de modo a facilitar o aperfeiçoamento dos seus saberes e capacidades. Numa experiência interactiva de aprendizagem, poder-se-á recorrer a diferentes tipos de atividades, como é caso, das fichas de trabalho (preferencialmente grupal), do estudo de casos práticos, da exposição formal ou do role-play.

MATERIAL DE APOIO

Material Pedagógico.

O curso tem um custo de 100 euros, pagos de uma vez só no acto de formalização da inscrição. Os sócios da ANGES beneficiam de um desconto de 10%

O curso será avaliado em sala, através de actividade definida pelo formador.

A presença no mínimo de 90% das horas leccionadas, dará direito a emissão de um diploma pela ANGES -Associação Nacional de Gerontologia Social, e de um certificado com 16 horas de formação profissional carregada na plataforma SIGO – Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, através da Turisforma – Formação e Consultadoria.

PLANO CURRICULAR

DESENVOLVER UM SISTEM DE AVALIAÇÃO DESEMPENHO:
– Das Competências aos resultados:
CRIAR O SISTEMA DE AD
– Estrutura do Sistema
– Manual de Avaliação
– Instruções Gerais para o avaliador
– Critérios e subfactores
– Grelha de Avaliação (Exemplo)
AVALIAR O DESEMPENHO PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO
– As Entrevistas
– Reunião de Avaliação do Desempenho
– Indicadores de Gestão.
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.
UM EXEMPLO DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NUMA IPSS

FORMADOR

ARTUR FERRAZ

Partner e Consultor da IBC, nos domínios da Liderança, Equipas, Motivação, Vendas, Avaliação de Desempenho, Gestão Emocional, Gestão por Competências. Experiência em entidades públicas e privadas, em Portugal e estrangeiro. É certificado pela A&DC e PROFILES International e docente do ensino superior, desde 2005.

INSCRIÇÕES

Este curso não tem neste momento datas e locais agendados, se desejar receber informações, faça a sua pré-inscrição,  enviando um email para info@associacaoanges.pt, indicando o seu nome, número de telemóvel e endereço de correio eletrónico. No assunto mencione AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.

Ao enviar este email, nos termos da legislação em vigor sobre proteção de dados, expressa o seu consentimento para que a ANGES e parceiros envolvidos neste projeto utilizem os seus dados para contactos futuros.