CURSO DE TÉCNICAS DE ESTIMULAÇÃO (NEURO)PSICOLÓGICA NO IDOSO

estimulação2018-09-18T14:46:37+00:00
ENQUADRAMENTO

Partindo do PAPI – Programa de Apoio Psicológico no Idoso® – referenciado pela União Europeia como uma boa prática (Sousa & Costa, 2013b) em 2013 e em 2017 – esta formação especializada permitirá o contacto com os conhecimentos teóricos e práticos atuais, visando a identificação e a diferenciação dos variados métodos, conceitos e estratégias que contemplam esse programa.

DESTINATÁRIOS

Finalistas e Licenciados/ Profissionais das seguintes áreas Saúde, Neurociências, Biologia, Ciências do Comportamento ou Área Social.

OBJETIVOS GERAIS

Dotar os participantes de conhecimentos e de competências teóricas e práticas em torno da estimulação (Neuo)Psicológica no Idoso.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER NOS FORMANDOS

– Conhecer e compreender os benefícios da estimulação neuropsicológica na promoção do envelhecimento ativo e saudável;

– Conhecer o PAPI – Programa de Apoio Psicológico no Idoso®, em particular as estratégias, exercícios e atividades;

– Expor as vantagens da integração dos programas de reabilitação individual/grupal noutros programas/modos de atuação de outros profissionais de saúde que contactam com a população idosa.

FUNCIONAMENTO

O curso tem a duração de 7 horas e ocorrerá num único dia, funcionará, desde que hajam 15 formandos. Recorrer-se-á a uma metodologia andragógica, com uma componente essencialmente prática (destaca-se o privilégio das metodologias não-directivas, nomeadamente, métodos activos), tendo em conta os interesses e conhecimentos dos formandos, de modo a facilitar o aperfeiçoamento dos seus saberes e capacidades. Numa experiência interactiva de aprendizagem, poder-se-á recorrer a diferentes tipos de atividades, como é caso, das fichas de trabalho (preferencialmente grupal), do estudo de casos práticos, da exposição formal ou do role-play.

MATERIAL DE APOIO

Os primeiros 30 participantes terão acesso ao Livro PAPI – Programa de Apoio Psicológico no Idoso®, bem como a outros materiais pedagógicos relevantes utilizados na dinamização da ação.

ENCARGOS

O curso tem um custo de 50 euros, pagos de uma vez só no acto de formalização da inscrição. Os sócios da ANGES beneficiam de um desconto de 10%

AVALIAÇÃO

O curso será avaliado em sala, através de actividade definida pelo formador.

CERTIFICAÇÃO

A presença no mínimo de 90% das horas leccionadas, dará direito a emissão de um diploma pela ANGES -Associação Nacional de Gerontologia Social, e de um certificado com 7 horas de formação profissional carregada na plataforma SIGO – Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, através da Turisforma – Formação e Consultadoria.

PLANO CURRICULAR

Conteúdos programáticos (2h)

  • Conceitos Gerais em torno do envelhecimento
    1. Caracterizar o envelhecimento ativo e saudável e um desenvolvimento individual digno;
    2. Identificar as inferências do processo de envelhecimento nas capacidades cognitivas;
    3. Reconhecer o papel da avaliação neuropsicologia no idoso.
  • Introdução ao PAPI – Programa de Apoio Psicológico no Idoso (5h)
    1. Explicar a diferença entre a reabilitação neuropsicológica e a estimulação cognitiva;
    2. Descrever as condições neurológicas, as funções neuropsicológicas, os fatores psicossociais e as características individuais e sociais como fatores que regulam o processo de estimulação cognitiva;
    3. Reconhecer e identificar os domínios cognitivos como: a orientação, a atenção, a memória, a linguagem, a gnosia, a função executiva, o cálculo, a praxia e o percetivomotor.
    4. Caracterizar as abordagens, as técnicas e as estratégias presentes no PAPI – Programa de Apoio Psicológico no Idoso®;
    5. Distinguir a intervenção individual da grupal.

MÓNICA SOUSA

Doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro, tendo sido Aprovada com Distinção e Louvor. Criadora, fundadora e responsável pelo PAPI – Programa de Apoio Psicológico no Idoso®.  É pós-graduada em Psicoterapia Dinâmica Integrada e em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica Clínica. Membro Efectivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula nº 11437) com o título de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e é Membro do Group Cognitive Decline of Action Group 3, European Innovation Partnership On Active And Healthy Ageing, EIP-AHA e do Ageing@Coimbra. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, 1 projeto como Good Practices da União Europeia em 2013 e em 2017, possui trabalhos em atas de eventos como em posters, acrescendo várias comunicações orais, textos em jornais. Recebeu 1 prémio de investigação. Está identificada na Global Hotspots of Neuroscience Research. 

DATAS E LOCAIS

13 Outubro de 2018 – COIMBRA – Turisforma

20 Outubro de 2018 – CASTELO BRANCO  – Auditório da Biblioteca Municipal 

27 Outubro de 2018 – VILA REAL  – RealSocial

03 Novembro de 2018 – TOLOSA (NISA) – Centro Social de Tolosa

17 Novembro de 2018 – CABEÇÃO (MORA/ÉVORA) Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Purificação

24 de Novembro de 2018 – VALENÇA –  Junta de Freguesia de São Pedro da Torre 

15 de Dezembro de 2018 – AVEIRO –  Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima

INSCRIÇÕES

Para se pré-inscrever neste curso, envie um email para info@associacaoanges.pt, indicando o seu nome, número de telemóvel, endereço de correio eletrónico e a localidade em que deseja frequentar. No assunto mencione a designação deste curso.

Ao enviar este email, nos termos da legislação em vigor sobre proteção de dados, expressa o seu consentimento para que a ANGES e parceiros envolvidos neste projeto utilizem os seus dados para contactos futuros.