CURSO EM CUIDADOS PALIATIVOS

PALIATIVOS2018-09-13T18:23:27+00:00
ENQUADRAMENTO

O envelhecimento demográfico da população, aliado ao aumento crescente de doenças crónicas e de dependência nas actividades de vida diária, evidencia a necessidade de repensar novas formas de cuidar, dando respostas de qualidade adaptadas às necessidades emergentes nesta nova tipologia de doentes. Muitos destes doentes, cujo final da vida ocorre após um período mais ou menos longo de dependência, encontram-se em estruturas não preparadas para as suas necessidades, de natureza e especificidade próprias. Esta realidade importa numa desadequação da oferta de cuidados, com eventual resposta que não se enquadra nas reais necessidades das pessoas.

O movimento dos Cuidados Paliativos surgiu em 1968, sendo actualmente um imperativo ético, organizacional e um direito humano. Segundo a OMS consistem numa abordagem de cuidados que visa melhorar a qualidade de vida dos doentes/famílias que apresentam doença incurável/grave, através da prevenção e do alívio do sofrimento, a qualquer dos níveis. Assentam numa base de pilares essenciais: controlo sintomático, comunicação eficaz e terapêutica, apoio e cuidado à família e no trabalho em equipa.

É, cada vez mais essencial, que os profissionais de saúde estejam devidamente habilitados para a prestação de cuidados adequados, rigorosos, individualizados e humanizados, encarando-os com uma atenção rigorosa e merecedores de um investimento adequado. Urge desenvolver esta área de prestação de cuidados, constituindo-se a formação como fulcral e determinante para esse desenvolvimento.

DESTINATÁRIOS

Pessoas licenciadas que queiram desenvolver competências na área dos cuidados paliativos. Poderão ser admitidos portadores de outras habilitações, ainda que não sejam detentores de habilitação superior, desde que o seu percurso profissional o fundamente.

OBJETIVOS GERAIS

O presente curso visa sensibilizar os profissionais para a temática dos Cuidados Paliativos e para a importância de aprofundarem conhecimentos que lhes permitam, através do trabalho em equipa interdisciplinar, prestar cuidados adequados a esta tipologia de doentes.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER NOS FORMANDOS
  • Compreender a filosofia e os princípios dos Cuidados Paliativos;
  • Sensibilizar para a especificidade e interdisciplinaridade dos Cuidados Paliativos;
  • Discutir a problemática do sofrimento na doença/fim de vida;
  • Reflectir sobre a importância dos Cuidados Paliativos na área da Geriatria;
  • Capacitar os profissionais para o plano assistencial individualizado à pessoa com doença crónica, em fase avançada, progressiva e terminal, dos seus cuidadores e familiares, através do alívio do sofrimento e promoção do conforto e qualidade de vida.
FUNCIONAMENTO

O curso funcionará, desde que hajam 15 formandos,  em 5 dias distintos de 8 horas cada, um módulo por dia, perfazendo as 40 horas.

ENCARGOS

O Curso em Cuidados Paliativos tem um custo de 200 euros sendo pago da seguinte forma , 100 euros no ato de inscrição, e igual montante, pago obrigatoriamente até à semana antes do ultimo módulo. Os sócios da ANGES beneficiam de um desconto de 10%

AVALIAÇÃO

Em cada módulo o aluno terá de entregar um instrumento de avaliação, podendo este ser realizado na sessão presencial ou enviado posteriormente, mediante as directrizes do formador.

CERTIFICAÇÃO

A conclusão com sucesso de todos os módulos, e a presença no mínimo de 90% nas sessões leccionadas,  dará direito a emissão de um diploma pela ANGES -Associação Nacional de Gerontologia Social, e de um certificado com 40 horas de formação profissional carregada na plataforma SIGO – Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, através da Turisforma – Formação e Consultadoria.

COORDENAÇÃO

ANDREIA ANDRADE

PLANO CURRICULAR
  • Modulo 1 – Conceptualização dos Cuidados Paliativos;
  • Modulo 2 – Princípios Básicos da Comunicação em Cuidados Paliativos;
  • Modulo 3 – Controlo de sintomas;
  • Modulo 4 – Apoio a família e processo de luto;
  • Modulo 5 – Cuidados em fim de vida
FORMADORES

ANDREIA ANDRADE

Licenciada em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem Dr .Ângelo da Fonseca, exerce funções como Enfermeira no serviço de Radioterapia/Medicina do IPOCFG. Pós-graduada em Cuidados Paliativos pela Escola Superior de Saúde de Leiria, Mestre em Enfermagem de Saúde do Idoso e Geriatria pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Mestranda em Cuidados Paliativos na Universidade Católica Portuguesa. Frequentou diversos cursos de formação na área dos Cuidados Paliativos e Geriatria. Formadora nas áreas de Cuidados Paliativos e Geriatria, tem como áreas preferenciais de investigação: cuidados paliativos geriátricos, cuidados de saúde em fim de vida, cuidados paliativos domiciliários, comunicação com utentes/família e qualidade de vida e conforto dos utentes/famílias.

SARA GOMES

Licenciada em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, exerce funções como Enfermeira no serviço de Cuidados Paliativos do IPOCFG. Pós-graduada em Cuidados Continuados e  Paliativos pela Faculdade de Medicina de Coimbra, Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina do Porto e Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Encontra-se atualmente a frequentar o Doutoramento em Enfermagem na Universidade Católica do Porto. Formadora na área de Cuidados Paliativos, tem como áreas preferenciais de investigação: luto e apoio familiar.

ANA ROCHA

Licenciada em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem Dr .Ângelo da Fonseca, exerce funções como Enfermeira no serviço de Cuidados Paliativos do IPOCFG. Pós-graduada em Cuidados Paliativos pela Escola Superior de Saúde de Leiria, Mestre em Cuidados Continuados e Paliativos pela Faculdade de Medicina de Coimbra. Frequentou diversos cursos de formação na área dos Cuidados Paliativos. Formadora nas áreas de Cuidados Paliativos e Geriatria, tem como áreas preferenciais de interesse: comunicação em cuidados paliativos; conferências familiares; organização dos cuidados paliativos; controlo sintomático e questões éticas do cuidar.

MARIA BARBOSA

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Beira Interior. Pós-Graduada em Neuropsicologia Clínica e em Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos. Consultora de comunicação em empresas na área da saúde e do atendimento ao público, desenvolve também atividade como facilitadora de sessões de riso (credenciada pela The Doctor Kataria School of Laughter Yoga) e como Practitioner em Programação Neuro Linguística (credenciada pela International Trainers Academy). Coach de desenvolvimento pessoal (pela European Association of Peak Performance Trainers), colabora em diversos projetos na área do envelhecimento.

Mirandela

Coimbra

Crato – Portalegre

INSCRIÇÕES

Para se pré-inscrever neste curso, envie um email para formacao@associacaoanges.pt, indicando o seu nome, número de telemóvel,  endereço de correio eletrónico e a localidade em que deseja frequentar. No assunto mencione a designação PALIATIVOS.

Ao enviar este email, nos termos da legislação em vigor sobre proteção de dados, expressa o seu consentimento para que a ANGES e parceiros envolvidos neste projeto utilizem os seus dados para contactos futuros.