PÓS GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPAS DE CUIDADORES | PGLMEC

PÓS GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPAS DE CUIDADORES | PGLMEC2018-03-22T18:51:29+00:00
OBJETIVOS

Este curso de Pós-Graduação visa dotar os participantes de estratégias e conhecimentos para melhorar a prática de cuidados nas diferentes respostas sociais. Partilhar com os líderes de equipas, ou quem o ambicione ser, de conceitos teóricos, habilidades práticas e conhecimentos científicos que melhorem a sua atuação e façam diminuir a sobrecarga que hoje é conhecida aos líderes e equipas de cuidadores. Por último tem como objetivo em dotar cada um dos intervenientes de estratégias pessoais para lidar com a adversidade.

DESTINATÁRIOS

O curso destina-se a licenciados nas áreas da saúde, psicologia, gerontologia, animação e educação social e outras cujo fim seja o trabalho direto com utentes numa organização social ou na definição de políticas para esta franja populacional. Poderão ser admitidos ainda licenciados em áreas diversas cujo curriculum justifique a admissibilidade e portadores de outras habilitações, ainda que não sejam detentores de habilitação superior, desde que o seu percurso profissional o fundamente.

FUNCIONAMENTO

O curso, funciona às sextas-feiras das 18.00 às 22.00 e aos sábados das 9.00 às 18.00 horas, com periodicidade quinzenal para permitir a conciliação com a vida familiar e pessoal, os módulos de 1 a 6 são presenciais sendo que à exceção do 6 que tem a duração de 8 horas e decorre apenas ao sábado, todos os outros duram 12 horas conforme horário supra. O módulo 7, é à distância, e a este e restantes devem juntar-se 20 horas de trabalho autónomo, em que o formando terá que realizar um trabalho prático, perfazendo as 100 horas de formação profissional certificada. Por se tratar de formação certificada pela DGERT apenas é possível faltar 10% do numero de horas presenciais.

ENCARGOS

A formação completa custa 350 euros de custo, a que se devem juntar mais 50 euros de taxa de inscrição. Os associados da ANGES tem um desconto de 10% (não se aplica à taxa de inscrição), este valor é pago da seguinte forma, 200 euros no ato da formalização da inscrição e o restante valor, igual montante, até ao penúltimo fim de semana de formação, conforme cronograma. A desistência não desobriga do pagamento total do curso e não dá direito a qualquer tipo de reembolso.

AVALIAÇÃO

A avaliação do curso consta de uma reflexão ou teste em cada um dos módulos e um trabalho final feito com acompanhamento de um tutor, e adequado ao tipo de curso e ao tempo previsto para a sua realização 32 horas.

CERTIFICAÇÃO

O curso é certificado enquanto curso Pós-Graduado pela ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social e 100 horas de formação profissional carregadas na plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), através de parceria com a IPSS Figueira Viva, instituição acreditada pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho). O ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, é a entidade de ensino superior que credita esta Pós-Graduação com 7 ECTS.

FORMALIZAR INSCRIÇÃO

A formalização é feita através do envio da ficha de inscrição devidamente preenchida ( DOWNLOAD ) mais copia do CV, Certificado de Habilitações e Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade e Número de Identificação Fiscal. O pagamento só deve ser efectuado depois de validada a inscrição pelo coordenador do curso.

EQUIPA CIENTÍFICO PEDAGÓGICA
Prof. Dr. Ricardo Pocinho
Prof. Dr. Ricardo PocinhoCoordenador Científico
Dra. Ângela Gonçalves
Dra. Ângela GonçalvesCoordenadora Pedagógica
Eng. João Correia
Eng. João CorreiaCoordenador Pedagógico
LOCALIDADES DA PÓS GRADUAÇÃO

Clique na imagem para ver mais informação de cada local

BRAGA

VISEU

COIMBRA

NISA

FÁTIMA

LISBOA

VILA REAL

LAGOS

ÉVORA

OVAR

MODULO 1 – LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE PESSOAS E DE EQUIPAS
DURAÇÃO: 12 Horas | FORMADOR: Ricardo Pocinho

ORGANIZAÇÃO

• Definição e características de organização
  • Reconhecer a importância das pessoas nas organizações
  • Comunicação no interior das equipas
  • O stress nas equipas e a sua gestão
  • Gestão de conflitos em contexto de equipa
  • O impacto e as regras do feedback

MOTIVAÇÃO

• Motivação Diferentes tipos de motivação
  • O processo mental de motivação
  • Motivação, frustração e satisfação
  • A motivação para a realização e sucesso
  • Técnicas fundamentais de motivação individual
  • Técnicas fundamentais de motivação de equipas

LIDERANÇA

• Definição de liderança
  • Diferentes estilos de Liderança
  • O papel da Liderança na organização e no trabalho de equipa
  • A responsabilidade da Liderança
  • Liderar VS Gerir
  • Comunicação eficaz, assertividade e empatia
FORMADOR

Nasceu em Soure em 1974, é casado e pai de dois filhos, Licenciado em Direito, Doutorado em Processos de Formação pela Universidade de Salamanca e em Psicogerontologia pela Universidade de Valencia, concluiu em 2014 um Pós – Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Educação Permanente e Formação de Adultos pela Universidade de Coimbra, Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, da Universidade Lusófona e colaborador do INTERTECH – Interdisciplinary Modelling Group, Universidade Politécnica de Valencia e do LIPIS – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Presidente da Associação Nacional de Gerontologia Social. Professor colaborador do programa de doutoramento Formação na Sociedade do Conhecimento, na Universidade de Salamanca. Escreve, investiga e coordena projetos sobre educação, sociedade e envelhecimento. Foi até dezembro de 2016, Secretário da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, onde coordenou a Pós – Graduação em Envelhecimento Ativo e Saudável. Desde Janeiro de 2017 é Assessor Especializado para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Administração Regional de Saúde do Centro. È coordenador e leciona em várias Pós-graduações ligadas ao envelhecimento e ao terceiro setor.

Perfil completo www.ricardopocinho.pt.

MODULO 2 – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
DURAÇÃO: 12 Horas | FORMADOR: Artur Ferraz

GESTÃO DO DESEMPENHO

AS COMPETÊNCIAS E O DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

• Objetivos
  • Estrutura do Sistema
  • Manual de Avaliação
  • Instruções Gerais para o avaliador
  • Critérios e subfactores
  • Grelha de Avaliação (Exemplo)
  • As Entrevistas
  • Reunião de Avaliação do Desempenho
  • Indicadores de Gestão

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

UM EXEMPLO DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NUM IPSS

FORMADOR

Partner e Consultor da IBC, nos domínios da Liderança, Equipas, Motivação, Vendas, Avaliação de Desempenho, Gestão Emocional, Gestão por Competências. Desenvolveu diversos sistemas de gestão da formação em empresas nacionais e Internacionais. Co-criador do sistema COMMUNIT-24, sistema online de Avaliação de Desempenho e Competências, concebido para a gestão de pessoas em Organizações em ambientes competitivos. Experiência efetiva no desenvolvimento de projetos de intervenção ao nível da gestão de Pessoas em entidades públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro. É certificado pela A&DC e PROFILES Internacional e docente do ensino superior, desde 2005.

MODULO 3 – COACHING E PNL – FERRAMENTAS DE MOTIVAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DURAÇÃO: 12 Horas | FORMADOR: Micael Ramos

COACHING

• Definição
  • História
  • Coaching VS outras profissões de ajuda
  • Líder Coach

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PNL)

• Origem
  • Pressupostos do PNL
  • Roda da Vida
  • Crenças e desconstrução de crenças
  • Valores e hierarquia de valores

COMUNICAÇÃO

• Comunicação verbal e comunicação não-verbal
  • Linguagem positiva
  • Perguntas poderosas
  • Rapport – Matching e Mirroring
  • Feedback
  • Zona de conforto
  • O poder das palavras

EMOÇÕES E IDENTIFICAÇÃO DAS EMOÇÕES
OBJETIVOS

• Importância e características dos objetivos
  • Modelo Smart
  • Modelo Meta+
FORMADOR

Licenciado em Contabilidade e Auditoria pelo ISCAC, começou o seu percurso profissional na área financeira. Após o seu contacto com o Coaching e a Programação Neurolinguística, apercebeu-se das potencialidades destas áreas para o desenvolvimento pessoal e a sua aplicabilidade no mundo profissional. Realizou várias formações de Coaching, PNL entre outras temáticas, em Portugal e na Holanda. Atualmente dedica-se ao apoio ao estudo, à formação e desenvolve vários projetos na área do coaching (sessões e formação), motivação e liderança, quer para empresas, quer para particulares.

MODULO 4 – LEGISLAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
DURAÇÃO: 12 Horas | FORMADOR: Rogério Fernandes da Fonseca

MODALIDADES DE CONTRATO DE TRABALHO

• Noção de contrato de trabalho
  • Presunção de contrato de trabalho
  • Contrato de trabalho sem termo e a termo resolutivo
  • Contrato de trabalho a tempo parcial
  • Local de trabalho/Transferência de trabalhador
  • Estudo caso: análise de situações reais

DURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DE TRABALHO

• Princípios gerais sobre duração e organização do tempo de trabalho
  • Horário de trabalho
  • Adaptabilidade
  • Isenção de horário de trabalho
  • Trabalho por turnos
  • Trabalho noturno
  • Trabalho suplementar
  • Férias, feriados e faltas
  • Estudo caso: análise de situações reais

RETRIBUIÇÃO

• A retribuição – enquadramento legal
  • Retribuição base e prestações complementares
  • Subsídio de refeição
  • Subsídio de turno
  • Trabalho noturno
  • Isenção de horário de trabalho

TIPOS DE CESSAÇÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

• Caducidade
  • Revogação
  • Justa causa de despedimento e procedimento disciplinar
  • Despedimento coletivo
  • Extinção de posto de trabalho
  • Despedimento por inadaptação
  • Resolução e Denúncia de contrato pelo trabalhador
  • Cálculo de indemnizações nas diferentes modalidades de cessação do contrato
  • Ilicitude, irregularidade e impugnação do despedimento

DIREITO COLETIVO

• O direito coletivo
  • Portarias de extensão
FORMADOR

Terminou a sua licenciatura em Direito na Universidade Lusófona do Porto no ano de 2005, com média final de 14 valores. Na mesma instituição, no ano de 2010, concluiu com sucesso a Pós-graduação em Ciência Jurídico Forenses sendo atualmente Mestrando na mesma área. Foi professor de Direito no Externato Santa Clara e Grande Colégio Universal (ambos na Cidade do Porto) entre 2007 e 2012, tendo leccionado as disciplinas de Direito, Economia e Gestão. Exerceu ainda o cargo de formador do Curso de Gestão Desportiva no Futebol Club do Porto – SA e Leixões Sport Club – SA de 2009 a 2012, onde realizou também funções de coordenador. Foi Advogado Assistente na Sociedade de Advogados Paula Brito e consultor jurídico do Banco BNP – Paribas Portugal e Optimus Telecomunicações de 2005 a 2009. De 2012 a 2013 dedicou-se unicamente à Advocacia, sendo que no último fê-lo em regime de exclusividade na Fundação ADFP. Nos últimos anos tem vindo a exercer consultadoria jurídica na referida Fundação, tendo-se especializado em Direito do Trabalho; Direito Administrativo; Direito das IPSS e Recursos Humanos. Tem vindo a intervir junto da comunidade através do projeto CLDS 3G, em parceria com o Município de Miranda do Corvo, acompanhando pessoas carenciadas, sendo que tem representatividade pro bono como consultor na Amnistia Internacional.

MODULO 5 – GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TERCEIRO SECTOR
DURAÇÃO: 12 Horas | FORMADOR: Pedro Carrana
  • Segurança e Saúde no Trabalho: Conceitos e Enquadramento Legal
  • Gestão da Prevenção e Organização da Emergência
  • Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho
  • Ergonomia
  • Avaliação e Controlo de Riscos Profissionais no terceiro sector
FORMADOR

Doutorado em Saúde , Higiene e Segurança no Trabalho; Professor do Ensino Superior (ISEC/IPC e ESTeSC/IPC); Gestor da Qualidade ISEC/IPC; Consultor em Saúde e Segurança no Trabalho, Gestão da Qualidade; Gestão Ambiental; Responsabilidade Social e Bem-Estar Organizacional. Medalha de Ouro de Mérito Profissional das Relações Industriais e Ciências do Trabalho, atribuído pelo Consejo General de Titulados Superiores en Relaciones Industriales y Licenciados en Ciencias del Trabajo de Espanha. Menção Honrosa nos Prémios Nacionales e Internacionales de Prevención – PREVER 2015.

MODULO 6 – ENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO (COLABORADORES E DIREÇÕES) NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
DURAÇÃO: 8 Horas | FORMADOR: Sílvia Machado
  • Principais exigências das Normas da qualidade na gestão operacional
  • Técnicas de capacitação dos colaboradores para a implementação da metodologia do registo
  • Do planeamento estratégico à ação: uma visão conjunta
FORMADOR

Com apenas 36 anos, a nível do percurso académico, é licenciada em Sociologia; com Especialização em Gestão de IPSS’s; Especialização em Engenharia da Qualidade, Pós-graduação em Gestão das Organizações da Economia Social (Universidade Católica do Porto). Frequentou, com sucesso, o 1º ano curricular do doutoramento em Serviço Social no ISCTE. Ao nível do percurso profissional, exerce neste momento o cargo de diretora geral/responsável dos recursos humanos, gestora da qualidade, direção técnica da creche na Santa Casa da Misericórdia de Mortágua. Desde 2010 que tem experiência na docência no Ensino Superior. Foi docente em diversas unidades curriculares na Licenciatura em Serviço Social, tendo orientado centenas de alunos em estágio curricular nas organizações sociais, coordenadora e fundadora da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade no III Setor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Pólo do Instituto Politécnico de Viseu. Foi membro do projeto transfronteiriço Coopera+, promovido pela Universidade Católica de Braga. É docente convidada do Instituto Miguel Torga na Pós-Graduação “Gestão Global e Prática de Organizações Sociais”, assim como na Pós-Graduação “Psicomotricidade em Geriatria e Saúde Mental” promovida pela Associação Nacional de Psicomotricidade em parceria com a Replicar Socialform. Integrou diversos projetos de âmbito nacional como o PRIO, Q3, Projeto Arquimedes, em várias edições, entre outros. É oradora em diversos seminários/congressos acerca da gestão das organizações sociais bem como sistemas de gestão da qualidade. Mantém a sua atividade como formadora e consultora em Sistemas de Gestão da Qualidade nas Organizações Sociais em diversos projetos a nível nacional, tendo sido consultora responsável na área da Gestão da Qualidade (com mais de 25h) em mais de 160 organizações sociais.

MODULO 7 – METODOLOGIAS E ACOMPANHAMENTO DE TRABALHOS
DURAÇÃO: 12 Horas | FORMADOR: Pedro Belo
  • Estruturação de trabalhos
  • Acompanhamento metodológico e cientifico
FORMADOR

Nasceu na cidade de Castelo Branco em 1980. Licenciado em Psicologia, ramo de Orientação Escolar e Profissional, pela Universidade de Coimbra; e Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade de Coimbra. Atualmente é aluno de doutoramento de Psicogerontologia na Universidade de Valência, Espanha. Foi bolseiro de investigação na Universidade de Coimbra e no Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeS); e bolseiro de gestão de ciência e tecnologia no Instituto Politécnico de Setúbal. Foi membro de vários projetos de investigação e atualmente investiga na área da psicogerontologia. É Psicólogo numa Unidade de Cuidados Continuados em Coimbra.

PEDIR INFORMAÇÃO

PARCEIROS LOCAIS